Tapioca - Como fazer!

07:45


Neste mês de fevereiro, fui fazer uma visita para minha amiga e blogueira Simone.
Nos conhecemos no encontro deblogueiras em Santos, e como tinha postado no facebook que estava querendo customizar minhas roupas, ela logo me respondeu dizendo que também queria customizar também, então marcamos um dia para colocar nossas idéias em prática.
Quando cheguei na casa da Simone, me encantei com seus lindos tecidos e trabalhos, ela também faz R.A, e começamos a conversar bastante.
Para minha surpresa ela sabia fazer a tapioca que tanto queria aprender, mas nunca acertava no ponto...Logo, ela se prontificou a me ensinar e saímos do ateliê direto para a cozinha!
A tapioca sem o recheio tem 68 kcal, o pão francês sem o recheio tem 135 kcal e o pão francês sem miolo 75 kcal,.
Desde que aprendi, venho comendo a tapioca todos os dias, e vou intercalando com o pão integral, geralmente pela manhã como o pão integral e no lanche da tarde a tapioca quentinha com margarina.
Sempre estou buscando novas receitas que sejam gostosas e saudáveis, e procurando esquecer daquelas receitas pouco nutritivas, apesar de serem saborosas, é melhor dar uma pausa!!
Que tal saborear uma tapioca no café da manhã ou lanche da tarde?! 

Para fazer a tapioca você vai precisar de:

- 1 xícara de polvilho doce
- 1 xícara de polvilho azedo
- 1 xícara de água

Modo de preparo:


Em uma tigela ou forma, coloque o polvilho doce e azedo.


Aos poucos coloque a água e misture a massa com as mãos, deixando-a seca, porém umida.


Peneire a massa aos poucos, vai ficar apenas a farinha.


Coloque 2 colheres de sopa da farinha, em uma frigideira de teflon, e coloque em fogo baixo.
Quando estiver desgrudando da panela tipo uma panqueca, vire para o outro, desgrudou coloque no prato.

Algumas sugestões de recheios saudáveis para a tapioca:


Passe margarina e coma quentinho!!


Recheie com mussarela e rosbife.

Você pode rechear com o que quiser e fazer sua tapioca ficar ainda mais saborosa!!
Que tal rechear com banana e canela?!
Visitem o blog da Simone, ela faz trabalhos lindos com tecido e reciclagem!!
Conheça clicando aqui!!
Uma linda semana para vocês!!

You Might Also Like

18 comentários

  1. Nooooooooooossa!Eu adoro tapioca!!Perdição pra mim!rs beijos,linda semana!chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Josye, moro no interior da Bahia e por aqui existem muitas "casas de farinha", chamamos assim as fábricas de farinha, e sempre fazemos tapioca mas faço com "goma fresca", ela vem em barra daí é só passar na peneira. Do jeito que você fez eu nunca tinha visto, mas a aparência é a mesma.
    Que a sua semana seja muito abençoada! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Josye
    Nossa, eu adoro tapioca. Muito fácil a receita. Acho que vou fazer um caderno de receitas, só com suas receitas. Anotado!
    Bjos. Fique com Deus!
    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ai que delícia!
    Aqui em Salvador já vende a massa prota, só peneirar e colocar na frigideira e rechear e bom apetite!
    Uma excelente semana !
    Káren

    ResponderExcluir
  5. Fiz hj mesmo, de manhã!!!!
    Mas fiz com a mistura pronta, e de forma gorda: com leite condensado e coco... hehehe! #abafa
    Fica ótimo com presunto e muçarela tb, né!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  6. Olá
    que delicia adoro tapioca, estou cheia de saudades de comer , sou de Belém´mas moro no exterior aqui consigo comprar o polvilho mas nunca experimentei fazer, obrigado pela dica.
    Bom dia

    ResponderExcluir
  7. Eu amo tapioca mai prefiro a simples só com manteiga hum muito bom.Boa semana

    ResponderExcluir
  8. Josye!!! Estou tão feliz que tenha gostado e continua fazendo!!! Tapioca, ou "bejú", como é chamado na minha família, é uma coisa tão simples pra mim que nunca pensei que fosse chegar ao ponto de ensinar.
    A cara das suas tá ótima, rsrsrsrs. E como na minha RA queijo e presunto pode... essa é uma das coberturas favoritas ;-)
    Tô aqui na terrinha até sexta e depois vou pra SP pra continuar a maratona das férias.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Passando aqui pra matar a saudade do seu cantinho, depois de alguns dias sem aparecer...
    Nos últimos dias estive meio off, e vou dedicar menos tempo ao blog agora, mas mesmo assim sempre que puder estarei aqui no seu blog pra deixar o meu carinho!
    Teu blog tá na minha lista de leitura constante, sempre passo por aqui!
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  10. Coloca uma pitada de sal na goma que fica mais gostosa a tapioca. Aqui em Fortaleza a gente já compra a goma preparada, já vem é úmida pronta para colocar na frigideira! Eu amo!!!
    Que bom que aprendeu!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  11. Oi amiguinha!!!
    Eu amo tapioca, pena que prende o intestino... aff
    mas ontem mesmo comi uma com leite moça hummmmm eu adoro.
    Bejinhos e vamos firme com RA!

    papodemulheremaisumpouco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Lindona, tudo bem?!! Aqui onde eu moro tem tapioca em cada esquina, e eu amo!!!! Aprendi a fazer e todo mundo em casa gosta! Fiquei feliz em saber que tem menos calorias que um paozinho!! Ponto pra tapioca!
    Beijao e boa semana
    Vivi

    ResponderExcluir
  13. Amo tapioca!!!!! Doce ou salgada, gosto de todo jeito, rsrs.
    Bjs, ótima quarta.
    Emanuella
    http://artesdaemanuella.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá querida, cheguei pra ficar...
    Adorei sua visita, espero recebê-la mais vezes, com relação a sua pergunta, o certo é você deixar secar com o chá, e se precisar lavar coloque um pouco de sal grosso na água para não desbotar. Eu tenho um truque que pra mim funciona bem, depois de ficar no chá eu coloco o sal grosso no próprio chá.
    Quanto a tapioca, meu marido faz quase todos os dias pra mim. Parabéns pelo blog, sucesso, felicidades, bjs...

    ResponderExcluir
  15. Olá querida!
    Vim voar novamente por aqui!
    Esse encontro rendeu... por isso que digo que esse mundinho virtual, sabendo usar, só acrescenta!
    De customização à tapioca e eu fiquei com água na boca!
    Show!!!

    Abração esmagador e linda tarde.

    ResponderExcluir
  16. q delicia lembrei da minha terrinha q tanto amo.
    parabéns pelo seu cantinho maravilhoso, delicioso!

    ResponderExcluir
  17. Olá! Vim retribuir a visitinha e amei a receita!!
    Nunca fiz tapioca, acho que vou arriscar!
    Bjos

    Cris Miyke
    delicinhasecoisinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário!!
Obrigada pelo seu carinho!!
Beijoss!!