Dicas Funcionais e Criativas para Organizar Guarda-roupa

14:58

Para dar boa aparência a suas peças mais queridas não basta apenas saber como lavar roupa, é necessário aprender como conservá-las da maneira correta em seu armário. Neste post, você aprende como organizar guarda-roupas e closets de uma forma criativa e funcional, além de dicas para dar durabilidade as suas roupas.

Foto: Rubbermaid



- Primeiro passo: doar é preciso

A arrumação do guarda-roupa começa com uma boa avaliação daquilo que vai e o que fica. Ao selecionar os itens para doação, separe somente o que estiver em bom estado. Peças muito surradas ou furadas têm um destino: pano de chão ou lixeira.

Um detalhe importante, guarda-roupa não é lugar de guardar papel. Este hábito pode atrair poeira e insetos. Por isso, considere o uso de uma cômoda ou baús com tampa para guardar documentos, recibos, fotos, etc.


- Estratégias para organizar guarda-roupa e closets com funcionalidade

Roupas para doação devidamente separadas e guarda-roupa livre de tralhas? Então, é hora de partir para a arrumação. Coloque uma musiquinha para descontrair e mãos à obra!

Uma dica para facilitar esta etapa é dividir a organização do guarda-roupa por setores. Isto é, concentre-se no que deve ir às prateleiras, depois cabideiro e gavetas. Para manter a ordem, procure retornar as peças ao armário agrupando as roupas por tipo.  


- O que guardar nas prateleiras?


· Roupas de lã, tricô e crochê, pois o cabide deforma as fibras das malhas. Durante o verão, prefira deixar estes itens nas prateleiras mais altas. Se tiver que empilhar muitas blusas, use separadores e cestos para dar apoio e manter a organização.


· Toalhas, edredons e roupas de cama também ficam bem armazenados em prateleiras. Um jeito interessante de guardar os lençóis, por exemplo, é colocá-los dentro da fronha do jogo de cama à qual pertencem. Isso facilita para encontrar os conjuntos no armário!

Foto: Rubbermaid

Cestos e caixas plásticas são ótimas opções para armazenar roupas nas prateleiras


Cestos separadores feitos de tecido 
conferem personalidade e ajudam na arrumação


- Otimizando o espaço nas gavetas

A estratégia dos rolinhos certamente funciona para otimizar o espaço nas gavetas. A técnica pode ser usada para acomodar praticamente qualquer peça: camisetas, roupas de ginástica, bermudas esportivas, camisolas, pijamas, meias, etc.

Uma outra alternativa são os organizadores com divisórias. Os nichos destes acessórios são perfeitos para guardar meias e roupas íntimas.






   Foto: Rubbermaid


Organizadores com divisórias servem para otimizar
 o espaço nas gavetas e no armário.

Lembre-se: o melhor jeito de conservar os sutiãs é guardá-los da maneira correta. Para isso, acomode a peça na gaveta encaixando um bojo sobre o outro, depois faça fileiras. Separar os sutiãs por cores e tipos é uma arrumação que também fica interessante.


Cabideiros mais funcionais


Foto: Rubbermaid

A setorização do cabideiro pode ser feita por tipo de roupa, cor e estação do ano

Reserve o cabideiro para pendurar os casacos, jaquetas, vestidos e camisas. Setorizar o espaço é importante para dar organização. Por exemplo, é possível coordenar a separação das roupas por cores, tipos, estação do ano, freqüência com que veste certos trajes, etc. O método vai depender do espaço no seu armário, quantidade de roupas que possui e do que é mais funcional para você. 

Uma ideia interessante é usar etiquetas ou cabides de cores diferentes para fazer a organização. E não se esqueça, existem modelos diferentes de cabides para cada tipo de roupa, saiba quais deles utilizar:

- Cabides de madeira: são ótimos para camisa social, pois ajudam manter a peça esticada. Também por serem mais resistentes, estes são recomendados para pendurar roupas mais pesadas como jaquetas e casacos. 

- Cabides almofadados: são recomendados para trajes delicados, como vestidos de festa ou lingerie. Estes modelos geralmente possuem botões nas pontas para segurar as alças da roupa no lugar. 

- Cabides de plástico: são a opção mais econômica, mas não aguentam roupas muito pesadas. Use este tipo de modelo para roupas leves ou até mesmo para pendurar lenços.

- Cabides com pregador: este modelo é recomendado para pendurar saias e shorts e tem a vantagem de não deixar marcas ou dobras na roupa.


Organize com criatividade

Crie algo novo e original com ideias simples. Afinal, a imaginação é uma aliada para contornar a falta de espaço e conferir organização. Entre no espírito do faça você mesmo e trabalhe com materiais reciclados e o que mais tiver sobrando em casa.  

Uma ótima ideia é fazer divisórias nas gavetas usando embalagens de papelão ou potinhos de sorvete.

Porta talheres, bandejas e cestinhos são uma boa opção para organizar acessórios variados, cosméticos e perfumes. Se quiser inovar, por que não usar forminhas de silicone ou pratinhos vintage para guardar pulseiras e anéis?



Guarde suas joias com charme usando pratinhos vintage




Já para os colares, há uma infinidade de opções para organizar que vão desde bastidores de bordado, ganchinhos, molduras, quadros, maçanetas antigas e muitos outros.

E como guardar as bolsas? Bem, elas até podem ser embaladas individualmente, mas um jeito criativo é usar um porta vinhos como organizador de bolsas.

E se você possuir um closet espaçoso, ou até mesmo se tiver um quarto grande, uma ideia interessante é usar uma escada rústica para pendurar algumas roupas. Legal, não é mesmo?


Com um pouco de imaginação, escadas se transformam em cabideiros para a roupa


Você gostou destas dicas para organizar o guarda roupa? Quais são as suas alternativas criativas para conferir espaço e organização? Envie suas sugestões e comentários.

Curta nossa página no Facebook!


You Might Also Like

8 comentários

Fico muito feliz com seu comentário!!
Obrigada pelo seu carinho!!
Beijoss!!

Flickr Images