DIÁRIO ALIMENTAR

17:21


(Imagem Google)


O diário alimentar é de extrema importância para quem faz R.A. Infelizmente a maioria das pessoas não dão o devido valor para esse diário, a verdade é que não fazem idéia do quanto ele pode ajudar a emagrecer ou nem fazem idéia, pois não querem assumir o quanto comem comidas gordurosas, doces e alimentos sem nutrientes.
Tenho duas amigas que estão acima do peso e sempre me perguntam o que estou fazendo para emagrecer, e sempre falo da R.A, vou chamá-las de Ana e Bia (nome fictício).
A  Ana me acompanhou na nutricionista e começou a R.A, no começo estava emagrecendo, mas devido a sua vida agitada (posso até dizer que ela  tem uma jornada tripla de trabalho). Começou a se envolver demais com a sua rotina gerando mais ansiedade e sempre quando vou visitá-la a vejo  comendo doces sem parar, ela me diz que é só naquele momento, mas a maneira que ela se alimenta, observo que não (...) Ela me oferece doces e digo: " - Não, obrigada! Estou firme na minha R.A e vou ficar magra! "
A resposta que tenho é que comer um pouquinho não engorda rss...
Já a Bia me diz que não sabe porque está gorda, pois não come nada que engorda... tem uma alimentação saudável e não come besteiras, falei com ela sobre R.A e sabe a resposta que tive:
" -Nossa isso é muito difícil! ". Então como é que ela tem uma alimentação saudável e está difícil fazer R.A, pois quem realmente faz reeducação não passa fome, apenas come a quantidade certa de cada alimento e procura comer o que realmente é benéfico para a sua saúde, a verdade é que ela não tem uma alimentação saudável!
Incentivei ela a fazer os exames de tireóide e hormônios e deu tudo normal, então comecei a observá-la mais, e em uma reunião que participamos ela estava com um pacote de jujuba comendo e comecei a notar que ela sempre tem doces na sua bolsa e avisei para tomar cuidado com os doces, sabe a resposta que tive: -"Uma balinha não faz mal, e não como assim todo dia...! ".
Já almocei várias vezes com a Bia e ela sempre escolhe alimentos com muito queijo, maionese, em seguida sobremesas bem calóricas (doces).
Eu pensava e agia como minhas amigas e sabe o resultado que tive, foi o ponteiro da balança subindo, engordei 15 kilos e achava que também tinha uma alimentação saudável e que um docinho não faria mal nenhum.
 A verdade é que nunca comia apenas um docinho, e dependendo da ansiedade que me encontrava esse docinho se transformavam em vários !!
É onde entra a importância do diário alimentar, você vai anotar tudo o que come da seguinte forma:

(Imagem Google)

-Marcar horário das refeições e alimentos ingeridos:
-Café da Manhã
-Lanche
-Almoço
-Lanche
-Jantar
-Ceia
- E tudo que você comeu fora desse intervalo e marque o horário.
Assim será possível observar sua alimentação se está de acordo com a dieta, faça um círculo vermelho em volta dos alimentos calóricos que você ingeriu e não deveria, e se pese uma vez por semana, assim ficará sabendo qual alimento te impede de ganhar peso e como anda a sua R.A.


A Ana não gosta de se pesar, sempre deixa para o dia da consulta com a nutricionista, diz que isso gera ansiedade...mas pesagem é um cuidado com o seu corpo, com o seu bem-estar, se você não começar a controlar o seu peso e sua alimentação, ninguém fará isso por você !
Em alguns casos a ajuda de um psicólogo é necessário devido o grau de ansiedade, compulsão alimentar e stress.
Comece essa semana a fazer algo diferente por você, ande maquiada, coma frutas em lugar dos doces descanse, e se vista bem, o lema é se amar, vocês verão como se tornará mais fácil fazer dieta e emagrecer !

(Modelo Plus Size Fluvia Lacerda/ Imagem Google)

Não esperem estar magras para se cuidarem, nós mulheres somos lindas e temos que nos valorizar, independente do peso ou idade, a auto-estima e confiança faz toda a diferença em nossa forma de viver.
Vamos juntas fazer esse desafio, essa semana cuidaremos mais de nossa alimentação e aparência iremos nos amar mais !
Sei que a maioria sabe do diário alimentar, mas também sei que muitas não sabem ou não fazem, o diário me ajudou muito e tem me ajudado, começa a ser algo automático se alimentar bem e comer frutas no lugar de doces.
E vocês o que tem feito para manter a forma e estar motivada no emagrecimento?!

You Might Also Like

16 comentários

  1. Josye,adorei suas dicas!!!

    Saúde e paz


    Ro

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas, tô precisando!!! bjs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Aninha !
      Esse diário tem me ajudado muitoo.
      Bjss

      Excluir
  3. sabes que eu mudei a minha relação com a balança?
    agora a vejo como uma grande aliada e amiga
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabi !
      Eu estou muito feliz por você, vejo que a cada dia está alcançando seus objetivos !
      Bjss

      Excluir
  4. Oi linda...seu post me motivou...a verdade é que ando bem desleixada mesmo smp ouvia dizerem que era bom ter mais vaidade para emagrecer, mas nunca me animei com suas palavras vejo q estava errada...obrigada pela motivação...
    Fique com Deus
    Beijinhos
    Julie

    www.emagrecendopordentrocomjulie.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julie !
      Fico feliz de ter lhe ajudado, comece a se cuidar desde já, você já linda e emagrecer apenas irá acrescentar na sua beleza !
      Bjss

      Excluir
  5. Ola querida! Obrigada pela visita e pelo carinho, ja estou te seguindo tbm, e adorei o post. Eh isso mesmo, eh mto importante diario alimentar, tem me ajudado muito tbm no meu processo. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joicy!
      Obrigada pelo carinho, vamos juntas alcançar o nosso objetivo!
      Bjss

      Excluir
  6. Adorei seu blog tem de tudo um pouco.
    Já estou te seguindo e deixo meu convite ok.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucélia!
      Seja bem vinda ao meu blog, fique a vontade !
      Irei conhecer seu blog.
      Bjss

      Excluir
  7. Oi, josye! Quando leio seus posts sobre reeducação alimentar, dieta, emagrecimento me sinto tão tristinha, pois não consigo ter essa força de vontade. Adoro um docinho e um refrigerante. Me dá uma força, amiga? Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberta!
      Tenha animo!!
      Se você realmente quiser emagrecer, é possível sim! Mesmo comendo doce, porém com moderação.
      Você deveria procurar um nutricionista, geralmente as faculdades oferecem esse serviço gratuitamente. Serão os universitários que irão lhe atender, mas acompanhados dos docentes(nutricionistaS).
      Quanto ao refrigerante eles não tem nutrientes e tem muito açúcar, procure beber sucos naturais (não sucos industriais).
      Bjss

      Excluir
  8. oi queridinha ja comentei nesse post, mas vim só pra te dar um oizinho...bom restinho de semana beijinhos

    www.emagrecendopordentrocomjulie.blogspot.com

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário!!
Obrigada pelo seu carinho!!
Beijoss!!