Como iniciar uma alimentação saudável

11:00



Sabe porque temos tantas dificuldades em ter uma alimentação saudável?! - Porque sempre tivemos uma alimentação inadequada, repleta de calorias e gordura, nosso corpo conhece esse sabor e nosso corpo sente falta de 'saboreá-lo'.
Não é que nosso corpo precisa desse tipo de alimento, mas a nossa mente 'deseja' saboreá-lo. Desde a minha infância aprecio doces dos mais diversos sabores e principalmente o delicioso chocolate, sinto falta e meu corpo também através da ansiedade.
Porém, comer doce com moderação não é problema algum para a sua dieta, o preocupante é quando ele é ingerido várias vezes ao dia.
Quando iniciei pela primeira vez minha R.A, recebi da minha nutricionista uma apostila repleta de receitas salgadas, mas o que sempre me chamou a atenção foram as receitas deliciosas repletas de açúcar... mas pesquisando na internet encontrei algumas receitinhas doces dos Vigilantes do Peso que me ajudaram muito no processo.
Por fim, fazer R.A quando você é responsável pela alimentação da família que não curte nem um pouco arroz integral, carne grelhada, é muito trabalhoso... nem sempre estava disposta a preparar os meus alimentos, e foi aí que comecei a comer igual a todo mundo e meu ponteiro subiu novamente...R.A exige muita disposição, dá resultado sim, porém vai exigir muita dedicação da sua parte que almeja uma meta, no meu caso 'ser mais saudável'.
Emagrecer é ótimo, porém ter saúde e disposição é muito melhor, o emagrecimento vem naturalmente das atitudes saudáveis que tomamos no decorrer do nosso dia.
Não posso fazer todo tipo de atividade física, mas posso aproveitar uma caminhada de 30 minutos e admirar a paisagem, posso não correr ou pegar pesado na musculação, mas posso fazer pilates e deixar meus músculos fortes sem grande impacto.
Escolho ser saudável, não quero ser magra como uma modelo, quero apenas ter saúde e disposição para ter mais qualidade de vida, esse é o meu objetivo.
Fazer R.A é conhecer novos alimentos,  ter novos hábitos, um novo sabor iremos conhecer durante essa caminhada, será delicioso, porém para ter os benefícios é necessário muita dedicação e foco.
Tenho certeza que logo irei atingir a minha meta me alimentando bem e claro sem passar fome, meus dias de sobrepeso estão contados!!
Cuidar do nosso corpo e bem estar é um ato de amor por nós mesmas e por nossa 
família :-)!!

You Might Also Like

12 comentários

  1. Tu certamente atingirás tua meta.és esforçada.Ao contrário desta que te escreve, que só cimentando a boca,rs beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. o difícil é começar, mas quando engrenamos, fica muito mais fácil.... beijos e lindo dia
    :)

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde querida, alimentação saudável é o começo de tudo né, não é fácil manter o ritmo mas.... precisamos!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Acredito que tudo é questão de costume tb. Como vc disse, é difícil fazer todos da família aderirem, mas aos poucos, talvez 1 dia por semana, pode-se incluir o "natureba". Posso te dizer com certeza, que a família tb vai acostumando. Meu marido não comia o que come hoje. Lógico que tb tem o que ele costumava comer, mas em menor proporção. Na casa da minha mãe é da mesma forma, aos pouquinhos as coisas foram mudando e hoje todos se acostumaram.
    Boa sorte pra vc e vai com fé que dará tudo certo.

    Abração esmagador e ótima semana.

    ResponderExcluir
  5. Oi Josye!

    Realmente não é fácil a tal da reeducação alimentar. Há uns bons anos atrás eu estava beeem cheinha e resolvi que tinha que emagrecer, continuei comendo as mesmas coisas (até mesmo pizza) mas diminui a quantidade. O que eu comia 2 passei a comer apenas um, tipo se comia 2 fatias de pizza passei a comer só uma, em vez de duas colheres de arroz apenas uma e assim consegui emagrecer no prazo de um ano e meio 16 quilos. Foi ótimo! Agora já consegui engordar uns 6 quilos em 7 anos. Não dá para relaxar mesmo! A gente não repara nas 200 gr por mês, mas esquece que isso dá 2.400gr no ano! e aí só vai somando...Preciso brecar essa subida de peso urgente. Já comecei a fazer arroz integral para mim, difícil é ver o namorado comendo um monte de coisas engordativas e não cair de boca! rsrs Mas tenho que ser forte e começar a me exercitar também!
    Parabéns pelo post.

    beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  6. O que cust é começar!!!
    Eu tento mas nem sempre convenço!!! Grata pelas dicas!!! BJ

    ResponderExcluir
  7. Oi Josye!!!
    Que bom que está de volta!!!
    Adorei este post sobre R.A!! Meu filho está fazendo!!! Eu tb estou precisando!!! Rsrsrs!!!
    Tenha uma linda semana e força aí, amiga!!!
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  8. Adorei seu texto, Josye.

    As tentações que encontramos nos mercados mais a preguiça de fazer atividade física nos afastam da saúde!!

    Eu tento sempre seguir uma dieta saudável, principalmente ovolactovegetariana, porémmmmmm....a família toda consome muita carne, massas, embutidos, enlatados. Em todos os encontros da enorme família, fica difícil eu ter que escolher o que comer...!!! É uma luta diária!!

    Desejo muito sucesso para você, nessa nova fase em busca da qualidade de vida.

    Tenha um lindo dia,

    beijinhos,

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
  9. Minha querida, olá!
    Estava aqui atentando para, especialmente, a introdução do seu post - sabe que nunca tinha prestado a atenção nisso antes? O corpo sente falta mesmo!
    Sabe, melhorei mto no quesito alimentação, depois que engravidei do Gabriel e que ele nasceu. Principalmente, depois que passou a compartilhar das refeições familiares, mas ainda tenho muito chão pela frente, viu...

    E como você bem disse, "cuidar do nosso corpo e bem estar é um ato de amor por nós mesmas e por nossa família", estou disposta a trabalhar e muito por isso! :-)

    Obrigada pelo excelente post, amada!
    Bjs e que Deus mto a abençoe!

    ResponderExcluir
  10. Como eu tenho tentando entrar na R.A. Mas, o pessoal da minha casa não é muito solidário e eu acabo fugindo da alimentação saudável, pois meu tempo dentro de casa é muito reduzido, ainda trabalho fora e quando chego em casa já estou tão cansada que não consigo mais pensar em fazer comida diferente para mim! Espero conseguir entrar no ritmo saudável, ainda estou tentando!
    Obrigada por todas as dicas! Desejo que você consiga superar seus desafios!
    Abraços,

    Drica.

    ResponderExcluir
  11. Verdade Josye, comer corretamente é hábito, eu tenho me esforçado bastante e estou virando uma naturebinha, srsrsr já que não sou tão radical, mas quando a gente chega nos enta, começa a ficar mais disciplinada ... sabecumé ??

    Post maravilhoso !!!

    Bjus 1000 querida e uma semana inspiradora prá ti

    ResponderExcluir
  12. Oi, Josye!
    De fato passamos a maior parte da vida nos alimentando de maneira inadequada, e depois de um tempo, sentimos isso no corpo e na pele (literalmente, pois a minha é super oleosa, e sei que comer de maneira errada contribui muito para piorar a situação). Já estava com saudades dos seus posts de RA.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seu comentário!!
Obrigada pelo seu carinho!!
Beijoss!!